top of page
  • INVESTIDOR DE SUCESSO

A SOBERANIA DO DOLAR

Atualizado: 22 de jun. de 2023

COMO FUCIONA O ATUAL SISTEMA DO MERCADO FINANCEIRO QUE TEM FIGURA CENTRAL O DOLAR E POR QUE É IMPOSSÍL DE SUBSTITUÍ-LO


EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES COM COTAÇÕES EM DÓLAR

Numa economia globalizada os país desejam comercializar com o máximo de parceiros com facilidade para negociações, sem muitos obstáculos. Quando o país exporta suas commodities para outro país a comercialização é feita em dólar , o país acumula essa divisa e pode usa-lo para comprar ou vender bens ou serviços de outro país.


O dólar é hoje a moeda de reserva internacional sendo usada por 80% das transações cambiais no mundo e mais de 50% das negociações e pagamentos globais acontecem na moeda americana. Se destacando cada vez mais dos seus pares. Ex: euro, yenne, e o ouro seus principais concorrentes não conseguiram acabar com esse predomínio do dólar.


Quando país exporta mais commodities em dólares mais do que gasta para importar produtos e serviços O país entra no superavit. Esses dólares entram no seu sistema bancário e o Banco Central local faz o gerenciamento dessas reservas cambiais. E quando o país importa mais do que exporta o país entra em déficit Isso faz com que a o aumento da divida pública do país ocorrendo uma desvalorizção da moeda local

Deixando o sistema monetário menos liquido e seguro afetando diretamente o mercado de títulos de tesouro direto menos atrativo.


ECONOMIA AMERICANA

Nesse sentido, o mercado de títulos do tesouro americano se diferencia dos demais concorrentes com 20 trilhões de dólares alta liquidez e um ecossistema profundo para operações compromissadas Os Estados Unidos tem uma democracia e a economia consolidada, com instituições fortes que operam sobre o primado da lei.

A verdade é que não a o concorrente direto como veículo global para armazenar reservas em moeda estrangeira.


DESDOLARIZAÇÃO O CONTO DE FADAS

Se o país se distancia do comercio lastreado em dólar, acabaria prejudicando suas próprias entradas organicas de reservas mundiais e as empresas do país seriam sofreria pela falta de liquidez pois precisam pagar e refinancia suas dividas em dólares.


Não há uma alternativa válida para uma transação tranquila e desbancar o sistema global de negociações e transações no mercado financeiro desde commodities a criptomoedas. Tudo a partir da cotação que è feita em dólar.

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page