top of page
  • INVESTIDOR DE SUCESSO

COMMODITIES

As commodities são mercadorias, principalmente de origem primária, produzidas em larga escala. Elas possuem grande valor comercial, uma vez que são negociadas nos mercados internacionais. As commodities apresentam grande capacidade de comercialização e armazenagem, visto que são amplamente utilizadas como matérias-primas para a produção de diversos bens industrializados.

Possuem origem agrícola, pecuária, mineral ou ambiental. São exemplos de commodities a soja, o milho, o café, a carne de boi, o minério de ferro, a madeira, entre outros.

Tipos de Commodities As commodities são divididas em quatro grupos, especialmente conforme a sua origem, que varia de acordo com a sua classificação dentro do setor primário. Desse modo, seus tipos são:

  • Commodities agrícolas: têm origem nas atividades agrícolas, ou seja, são mercadorias obtidas do cultivo de diferentes espécies alimentícias, geralmente por meio do sistema de produção em larga escala. São exemplos a soja e o milho.

  • Commodities pecuárias: são obtidas por meio criação de animais, logo, das atividades pecuárias. Normalmente, elas são fruto do confinamento de grandes rebanhos com base no intenso uso de tecnologias de produção animal. São exemplos as produções de carne de boi e carne de frango.

A carne bovina é um o principal tipo de commodities pecuárias.

  • Commodities minerais: são produzidas por meio da extração de recursos minerais, principalmente dos solos. Assim, são mercadorias com origem mineral. São exemplos o ferro, o ouro, o níquel, além de fontes de energia, como o petróleo e o gás natural.

  • Commodities ambientais: reúnem um grande volume de mercadorias com uma origem atrelada aos elementos ambientais do planeta. Elas são obtidas por meio da exploração de elementos naturais. São exemplos a água e a madeira.

A exploração de madeira é um exemplo de commodities ambientais.

Qual o principal objetivo das Commodities Fornecer matéria prima para se derivados Para produção de mercadorias, notadamente de origem primária, torna-se possível o fornecimento de diversos recursos agropecuários, minerais e ambientais, fundamentais para a produção de bens industrializados diversos.

As commodities têm como função importante fornecer recursos para a manutenção do sistema global de produção, com destaque para insumos estratégicos, como fontes de energia e de alimentação.

Como e negociado o mercado de commodities As commodities são mercadorias negociadas no mercado internacional, portanto, elas são compradas nos chamados mercados globais, como as bolsas de valores. Dessa forma, os preços dessas mercadorias são, de certo modo, padronizados, além de muito voláteis, uma vez que a produção delas depende de diversos fatores de ordem política, econômica e até mesmo climática.

Os preços são negociados de acordo com a cotação do mercado, ou seja, a chamada lei da oferta e da procura, implicando a instabilidade dos preços desses produtos. Sendo assim, o funcionamento das commodities dá-se mediante o mercado global de matérias-primas, cenário que implica a complexa comercialização desse tipo de mercadoria.

A importância das commodities está ligada ao papel dessas mercadorias no fornecimento de matérias-primas para os diferentes setores da sociedade. A produção de bens primários gera subsídios importantes para o sistema produtivo global, além de grandes divisas para governos e entes privados. Portanto, as commodities possuem grande importância econômica, tanto para o capital privado quanto para os organismos governamentais.

As commodities são fundamentais para o mercado global, uma vez que fornecem os insumos necessários para a fabricação de diversos bens industrializados, assim como para o fornecimento de diferentes recursos importantes para o funcionamento da cadeia comercial mundial. Essas mercadorias também têm grande importância no abastecimento de diversos setores, com destaque para a alimentação e a energia.

O Brasil é um dos grandes produtores de soja do mundo O Brasil é um gigante nas commodities, pois detém uma vasta produção agropecuária, com destaque para os setores de grãos e de carne assim como para a elevada produção de bens minerais, desde recursos minerais até fontes de energia. O território brasileiro apresenta grande diversidade geográfica, fator que contribui para a exploração e cultivação de diversas commodities, especialmente a produção agropecuária e mineral. As commodities são os principais ativos no Indice Ibovespa de valorização do real.

O Brasil tem uma com vasta tradição na produção de recursos de origem natural. O país é um dos grandes produtores agropecuários do mundo e ainda possui grandes reservas de minerais diversos. Atualmente, o mercado de commodities brasileiro apresenta como destaque a produção de soja, minério de ferro, petróleo bruto, açúcar e carne bovina.

COMO INVESTIR EM COMMODITIES

A melhor solução para investir em commodities é investir em empresas listadas nas bolsas de valores Ex: Vale (VALE3) Petrobras (PETR4) JBS (JBSS3) Petro Rio (PRIO3)


Investir em Commodities é uma boa para se proteger da inflação. Por que estão ligados de atividade econômica.



DEIXENOS COMENTÁRIOS A SUA OPNIÃO, DÚVIDA, SUGESTÃO

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

KLABIN

Comentários


bottom of page