top of page
  • INVESTIDOR DE SUCESSO

DICAS E SOLUÇÕES PARA ECONOMIZAR SEU DINHEIRO DA FORMA CORRETA

Atualizado: há 15 horas

Aprender a como economizar dinheiro não é uma tarefa simples e requer organização e disciplina, mas com determinação tudo é possível. No início esse processo pode parecer complexo, porém com o tempo você vai se adaptando e poupar dinheiro torna-se rotina. Valorize seu dinheiro! Afinal, só você sabe o quão difícil foi conquistá-lo, certo?

1. Conheça sua realidade financeira: Quanto você ganha?; Quais são suas necessidades financeiras?; Qual a média dos seus gastos mensais?; Quais são os seus objetivos financeiros? 2. Faça um controle financeiro: Para começar a economizar dinheiro. Ele pode ser feito por meio de aplicativos, planilhas (excel ou sheets do Google), caderninho de anotações e etc. O que importa aqui é anotar todos seus gastos. Comprou uma bala? Anota 3. Divida suas despesas entre fixas e variáveis: A diferença entre renda fixa e variável é:

Despesas fixas são despesas que não sofrem alteração no valor de um mês para o outro; (aluguel, aula de idiomas, psicólogo, por exemplo); Despesas variavéis são despesas que variam de valor de mês a mês e requerem mais atenção (água, energia, alimentação, por exemplo) 4. Analise seus gastos: Agora que você já sabe como está gastando seu dinheiro, e identifique despesas desnecessárias. 5. Elimine gastos desnecessários: Existem coisas que não são essenciais para o momento de vida que estamos vivendo e pro objetivo de vida que temos naquele período. Logo, ou diminuídos (planos de TV e streamings, por exemplo). Não se esqueça que se organizar financeiramente pode ser um desafio no início e que, às vezes, é preciso abrir mão de algumas coisas que não fazem sentido para aquele momento da sua vida em prol de um objetivo maior.

E assim, podemos aprender como economizar dinheiro! Como economizar dinheiro rápido: passo a passo! Não há como economizar dinheiro sem começar, certo? Por isso que a gente pode ajudar, oferecendo um passo a passo completo para que você inicie esse processo hoje mesmo:

1. Quite suas dívidas para conseguir economizar dinheiro Se você já fez os cortes necessários na sua organização financeira, como indicamos anteriormente, é chegada a hora de olhar para suas dívidas. Avalie parcelamentos longos e financiamentos com os quais se comprometeu e analise a maneira mais rápida de quitá-los. Nesse momento, dê preferência àquelas dívidas que oferecem amortização de juros no caso da antecipação das parcelas – assim, você economiza ao pagar à vista. Considere, ainda, uma possível portabilidade – que é quando você transfere um empréstimo ou financiamento de um banco para outro, que oferece condições melhores.

2. Troque juros altos por juros mais baixos Os juros são um dos grandes vilões da economia pessoal de milhões de famílias brasileiras. Seja no cartão de crédito ou no cheque especial, eles acabam atrapalhando a organização financeira ao oferecerem um crédito facilitado, mas com custos altíssimos. Se você precisar de dinheiro, busque sempre por opções com juros baixos para economizar no valor total. Uma dica para conseguir linhas de crédito baratas é manter um bom relacionamento com o mercado, sempre pagando suas contas em dia e não deixando nenhuma dívida em aberto.

3. Crie metas para seus projetos para te motivar a economizar Criar metas pessoais é um bom jeito de organizar suas finanças. Imagine como você gostaria de estar daqui a seis meses ou um ano, viagens que gostaria de fazer ou projetos nos quais gostaria de investir. Contar com uma meta concreta de algo que se deseja conquistar é uma ótima maneira de se manter motivado a economizar no dia a dia. Assim, você consegue visualizar o motivo do seu sacrifício lá na frente.

4. Converse com sua família sobre economizar Se você é responsável financeiramente pela sua família, já sabe que de nada adianta criar um planejamento de economia se não houver a cooperação de todos. Por isso, antes de começar seu projeto de economia financeira, sente-se com sua família para explicar o que está fazendo, quais são os objetivos finais e qual a sua expectativa com o plano. Assim, você garante que todos estejam na mesma página e entendam qual papel precisam desempenhar para o sucesso do projeto.

5. Gaste menos do que você ganha Para que no fim do mês sobre dinheiro para economizar, não há muito segredo: você deve gastar menos do que ganha. Isso pode parecer mais fácil de ser dito do que feito, mas essa é a regra básica da educação financeira e um tópico que não poderíamos deixar de abordar. Todas as nossas dicas até aqui e o sucesso do passo a passo dependem, no fim, da sua capacidade de se organizar financeiramente para gastar menos do que ganha.

6. Crie uma reserva financeira Para garantir uma maior segurança em sua vida financeira, é preciso manter uma constância no dinheiro economizado todos os meses. Evitando pular um mês ou guardar menos do que havia planejado. Depois de poupar esse dinheiro é importante que esse seja respeitado como reserva financeira. Isso significa que você não pode mexer nele para gastos supérfluos ou compras impulsivas, mas apenas para emergências.

7. Aprenda a usar uma planilha de gastos Como mencionamos, o sucesso do seu plano de economia depende da organização financeira. É importante ter um controle de todos os gastos, o que entra e o que sai, para conseguir visualizar em tempo real e mês a mês como você tem se organizado. Hoje, grande parte das pessoas se organiza por meio de uma planilha de controle de gastos. Ao utilizar uma planilha de controle, você conseguirá ver o quanto está gastando e com o que está gastando.

Ao completar a semana ou o mês, você terá uma visão mais ampla dos seus hábitos de consumo, e perceberá se está priorizando seus gastos adequadamente. Se não estiver, você já vai saber exatamente o que deve deixar de comprar para aprender como economizar dinheiro.

8. Não deixe suas contas vencerem Lembra quando falamos dos juros? Eles incidem em grandes parcelamentos e financiamentos, mas também aparecem quando há atraso no pagamento das contas fixas, como água, energia e telefone. Para economizar dinheiro, nunca deixe que essas contas vençam, evitando gastar mais do que havia previsto.

9. Pague suas contas no mesmo dia Outro jeito de se organizar financeiramente é dar prioridade para o pagamento das contas assim que recebe seu salário. Pague todas as suas dívidas logo no início do mês para evitar atrasos ou juros e não correr o risco de acabar gastando o valor que já estava destinado a algum boleto.

10. Tente aumentar sua renda e economizar mais dinheiro Para algumas pessoas, cortar gastos supérfluos não será suficiente para garantir uma “folga” no orçamento. Se você tiver enxugado suas finanças o máximo possível e, ainda assim, tem dificuldades em guardar dinheiro, esse talvez seja o seu caso. Assim, será preciso buscar fontes de renda extra para conseguir criar sua reserva financeira.

11. Aprenda a dizer “não” para economizar dinheiro Para economizar dinheiro, é preciso ser disciplinado. Na prática, isso significa eliminar gastos de impulso e aprender a dizer não para você mesmo e para familiares sempre que alguém quiser comprar algo que está fora do seu orçamento. Diga não também para eventuais convites cujo orçamento não possa atender. Não significa abdicar de sua vida social, mas de entender quando um evento foge da sua capacidade financeira – e que participar dele só servirá para se endividar.

12. Invista seu dinheiro! Até aqui aprendemos a importância da organização financeira para começar a mapear seus gastos e começar a guardar seu dinheiro de forma inteligente. Daí surge a dúvida, onde guardar esse dinheiro? Na poupança ou embaixo do colchão? Nenhum dos dois! O melhor a se fazer é investir o seu dinheiro! Por três motivos, são eles:

  1. O rendimento mensal da poupança é muito baixo;

  2. Seu dinheiro perde valor com a inflação;

  3. Existem tipos de investimentos financeiros que têm maior rendimento que a poupança.

Viu como vale a pena investir o seu dinheiro ao invés de colocá-lo na poupança? Basta compreender seu perfil de investidor, escolher uma corretora de confiança (como a Rico) e ver o seu dinheiro render. Eis aqui um desafio: como economizar dinheiro ganhando pouco? É possível economizar dinheiro mesmo ganhando pouco! Não acredita? A gente te ajuda!

1. Priorize seus gastos fixos Planejar é uma coisa. Executar é outra. Sabemos o quanto é difícil dar os primeiros passos para economizar dinheiro! Por isso iremos te ajudar. Tente priorizar seus gastos fixos, como: aluguel, aulas de idiomas, psicólogo e etc. Isso é importante, pois pode te ajudar a mapear como diminuir outros gastos. Porque os gastos fixos são sua prioridade.

2. Compre à vista Além de ser mais econômico, comprar à vista é também um excelente exercício para gastar menos dinheiro e aprender como economizar. Primeiro, você precisa juntar o dinheiro e, só depois, comprar o que precisa ou deseja. Aproveite também para negociar, pois quem tem dinheiro para pagar à vista, tem mais poder durante a negociação. Pense nisso!

3. Evite fazer compras desnecessárias Tente resistir as compras fora do orçamento financeiro ou fora do planejado. Mesmo que a compra tenha um valor baixo, ela pode prejudicar seus objetivos de economizar dinheiro a longo prazo. Quando a vontade de gastar dinheiro surgir, questione-se:

  • Por que estou querendo comprar este produto?

  • Será útil? Estou precisando?

  • Vale a pena?

  • Estou fazendo essa escolha por mim?

Faça escolhas conscientes e tome decisões que façam sentido para você e para seu objetivo de guardar dinheiro.

4. Pesquise antes de comprar para economizar ao máximo Qualidade nem sempre está associada ao preço do produto. Lembre-se que é possível aprender como economizar, mesmo quando precisamos fazer uma compra. E que é possível encontrar alternativas muito boas e com preços bastante inferiores ou aproveitar promoções sazonais para adquirir algo.

5. Fuja da tentação! Uma ótima maneira de não “cair na tentação de comprar” algo que não foi planejado e te ajudar a juntar dinheiro é se atentar aos gatilhos que você recebe diariamente. Como assim? Aposto que você tem milhares de aplicativos de e-commerce no seu celular e seu e-mail está cadastrado para receber diversas notificações de lojas online. Aí, está o problema! Somos bombardeados diariamente com propagandas e oportunidades “imperdíveis” e se não temos controle emocional para lidar com isso, nos perdemos e acabamos comprometendo nosso planejamento financeiro. Então, nos casos citados acima você pode:

  • Cancelar as inscrições de lojas que estão no seu e-mail;

  • Excluir os aplicativos de e-commerce do seu celular;

Depois que fizer isso, vai perceber o quanto fica mais fácil economizar dinheiro!

6. Evite usar o cartão de crédito Muitas vezes gastamos dinheiro só porque temos limite no cartão, não é? Porque é mais prático e o número do nosso cartão já está cadastrado. Não caia nessa! Para economizar dinheiro sem ter gastos não planejados é importante não comprarmos as coisas por impulso e para isso precisamos criar barreiras na hora de executar o pagamento. Neste caso você pode:

  • Retirar os dados do seu cartão das plataformas digitais;

  • Ajustar o limite do seu cartão de crédito;

  • E, desativar a opção “compre com 1 clique”, dos e-commerces.

7. Evite comer fora e pedir comida com frequência Precisamos ter cuidado com a quantidade de dinheiro que utilizamos quando pedimos comida ou jantamos fora de casa. Geralmente esses são fatores que impactam diretamente no planejamento financeiro de quem quer economizar dinheiro. Se você não consegue almoçar em casa por conta do trabalho, tudo bem, mas procure fazer os lanches matinais e vespertinos ou jantares na sua própria casa.

Além de ser mais saudável, será bem mais barato. Se existir a possibilidade de levar seu almoço para o serviço, vale a pena adquirir esse hábito, pois essa é uma boa maneira de economizar dinheiro. E, nada melhor que uma comidinha caseira, não é? Outra armadilha que pode nos tentar a gastar dinheiro são os famosos aplicativos de comida! Você olha o celular e lá tem uma mensagem: “Bateu aquela fome? Toma um cupom aqui!” Assim fica difícil resistir, não é? E de cupom em cupom a gente gasta mais dinheiro do que o nosso orçamento comporta. Mas não se preocupe porque existem algumas maneiras de fugir dessas situações: São elas:

  • Separar dias específicos do mês para pedir algo e reservar uma quantia de dinheiro para isso;

  • Desativar as notificações dos aplicativos de comida do seu celular;

  • Ou, até mesmo, desinstalar o aplicativo do celular e só fazer seus pedidos pelo computador ou via browser.

Não é necessário você se privar de sair de casa ou de pedir uma comidinha quando der vontade. Se organize de acordo com a sua realidade financeiro e de um modo que te ajude a guardar dinheiro.

8. Conseguiu um dinheiro extra no mês? Economize Um risco que muita gente corre é o de conseguir um dinheiro extra no mês, mas não ter a disciplina de investir em uma boa aplicação financeira. Como diz um velho ditado, “dinheiro na mão é vendaval”. Portanto, não perca o foco. Invista o dinheiro extra que você conseguir para alcançar seus objetivos maiores. Siga firme no seu planejamento financeiro e não se renda ao consumo não planejado. Conclusão Como vimos até aqui, aprender a como economizar dinheiro não é uma tarefa simples e requer organização e disciplina, mas com determinação tudo é possível.

No início esse processo pode parecer complexo, porém com o tempo você vai se adaptando e poupar dinheiro torna-se rotina.

Um último recado importante: valorize seu dinheiro! Afinal, só você sabe o quão difícil foi conquistá-lo, certo?

72 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page