- dinizsantdjair
MERCADO FINANCEIRO X LULA
Atualizado: 24 de fev.
O DISCURSO REALIZADO PELO PRESIDENTE DO BRASIL FOI CONSIDERADO PREOCUPANTE PELOS SETORES DA ECONOMIA. COLOCACANDO A RESPONSABILIDADE FISCAL EM SEGUNDO PLANO.

Se na primeira semana, após o fim das eleições o índice Ibovespa subiu 3,17%. Na semana seguinte o índice caiu 5% que só não foi pior. Porque teve uma correção do Ibovespa no último dia da semana com alta de 2,23%.
Num primeiro momento a entrada de dinheiro estrangeiro foi amplamente positivo para o Brasil, com expectativa de que Lula fará o governo mais voltado ao centro e com responsabilidade fiscal. Mas logo no seu primeiro discurso na semana passada. Os investidores olharam com mais preocupação o cenário econômico.
O discurso realizado pelo futuro presidente do Brasil no último dia 10 foi considerado preocupante pelos setores da economia. Colocando a responsabilidade fiscal em segundo plano. E uma frase pegou bem mal para os investidores. "Por que as pessoas são obrigadas a sofrer para garantir a tal da responsabilidade fiscal deste país. Por que toda hora falam que é preciso cortar gastos, é preciso fazer superávit, é preciso cumprir tetos de gastos".
A demora em definir logo a equipe econômica que irá dirigir a economia sob o governo Lula. Aumenta ainda mais o desconforto. Henrique Meirelles o nome mais preferido do mercado deixou bem claro que esta fora do governo Lula. Aumentando a probalidade de que a equipe econômica vai ser desalinhada a responsabilidade fiscal. Como o nome de Fernando Haddad e do Guido Mantega.
Depois de bater aos 109,200. O índice reagiu e voltou ao patamar de 113,161. Puxado pela vale que subiu 6,3% desde sexta-feira.