top of page
  • INVESTIDOR DE SUCESSO

O QUE É ESPECULAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO

Atualizado: há 4 dias


NESTE ARTIGO VOCÊ VAI ENTENDER O QUE É E COMO FUNCIONA A ESPECULAÇÃO DE MERCADO. E COMO OS ESPECULADORES GANHAM SEJA QUANDO O MERCADO ESTA EM ALTA OU EM BAIXA



ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

No ano de eleição. Os especuladores sai a procura de oportunidades de ativos relacionados ao governo. Ex: saneamento básico, transporte, educação, infraestrutura. No caso de o candidato tiver liderando as pesquisas de intenção de voto ter mais propostas de mais investimentos público. Os setores tendem a se valorizar

Os especuladores sai comprando as ações das empresas que atuam no setor que vão receber mais investimentos público.


Se o país tiver enfrentando problemas nos gastos públicos: deficit, endividamento, etc. O candidato tiver liderando as pesquisas de intenção de voto, tiver propostas de mais gastos públicos. Os especuladores ficam com receio de investir no país fazendo retirada dos índices das bolsas nacionais fazendo com que a moeda se desvaloreze

Com isso os especuladores saem a procura de ativos seguros em outro país.


No caso se o principal candidato tiver propostas mais conservadora. Com promessas de controle de gastos. A moeda local se tornar um ativo seguro atraindo especuladores fazendo com que haja uma valorização da moeda.


ESPECULAÇÃO NO CENÁRIO MACRO ECONÔMICO

Quando a taxa de juros está em alta os especuladores procuram ativos de menos risco. Ex: renda fixa, fundos imobiliário. Fazendo com que uma queda no mercado de ações e criptomoedas. Porque a liberação de crédito fica mais caro e a economia mais restrita.

Com a taxa de juros baixa, inflação controlada. Os especuladores entram comprando novamente as ações e criptomoedas que tinham vendido só que mais barato.

Os empresários fazem novos investimentos ocorrendo o novo ciclo de alta.


FAZ USO DA ANALISE GRÁFICA

Os especuladores usar principalmente a análise gráfica em suas negociações seja para comprar ou vender. Quando o ativo esta em tendência de baixa o preço só para de cair quando achar uma região que foi bastante negociada no gráfico passado.

Depois o preço tende a ficar lateral pra depois continuar outra tendencia seja de baixa ou de alta.

Também nos gráficos os especuladores tem por estratégia vender o ativo quando esta alto. Este ativo fica mais lateral para depois ter uma nova tendência. Essa queda esperada os especuladores usam pra obtenção de lucros

Saem a procura de novas oportunidades ou ficam de mais informações corporativa dos mercados


PRINCIPAL OBJETIVO DA ESPECULAÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO

Os especuladores tem um único objetivo que é de compra barato e vender caro Não todo o dinheiro no ativo mas de ativos fica mais barato para fazer mais entradas.

Com o uso da oferta e demanda.


PRINCIPAIS CACTERESTICA DA ESPECULAÇÃO DE MERCADO

CURTO PRAZO -As operações duram em média em algumas horas ou no máximo até o ano. Os especuladores conseguem acompanhar o resultado da operação em pouco tempo.


LIDAR COM PERDAS- Os especuladores precisam estar prontos para lidar com perdas. Na especulação não há previsão só estimativas e o cenário pode mudar resultando em estimativa não concretizada.


VOLATILIDADE- A volatilidade e uma das principais características do mercado de renda variável dessa forma uma situação em que o mercado apresenta alta volatilidade pode tirar proveito da valorização ou da desvalorização dos ativos.


COMO FUNCIONA A ESPECULAÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO

Basicamente são compra e venda de ativos no curto e médio prazo. E sempre busca lucros imediato. Comprando quando os preços estão em baixa e vendendo quando está alto.


PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O ESPECULAR E O INVESTIR

No investimento o foco é o rendimento do ativo enquanto na especulação o foco e na movimentação do mercado pra realizar as operações.

Ao investir em o ativo é necessário buscar conhecimento sobre ele e fazer uma análise sobre o seu rendimento. Além disso o investidor espera obter determinado retorno sobre o valor que aplicou.

A especulação envolve incerteza e riscos elevado enquanto, os investimentos permitem uma abordagem mais moderada e conservadora conforme a decisão do investidor





DEIXE NOS COMENTÁRIOS DICAS E SUGESTÕES E O QUE ACHOU DO ARTIGO







36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page