top of page
  • INVESTIDOR DE SUCESSO

PLANEJADOR FINANCEIRO

Atualizado: 8 de out. de 2023

Esta a fim de conhecer ou saber mais sobre a profissão de Planejador Financeiro. Se você estiver que vai te mostrar o pouco dessa profissão desde o que ela faz e até como atuar no ramo.

Se você tem o interesse de saber mais sobre como ser um planejador financeiro e as vantagens de ser um planejador financeiro, fique conosco até o final deste artigo! O que faz um planejador financeiro?

O planejador financeiro é um profissional responsável por realizar planejamento financeiro para uma empresa, família ou pessoa. Desta forma, é necessário que ele colete informações importantes sobre as finanças de seus clientes, desde os ganhos até os gastos e também os objetivos. Com isso, ele irá apresentar ao seu cliente o caminho a ser trilhado em sua vida financeira para alcançar o objetivo desejado pelo cliente e também estabelecer junto ao cliente a maneira como tudo será colocado em prática.

Por fim, é necessário acompanhar o cliente durante a aplicação do planejamento e realizar mudanças caso o planejamento inicial não esteja alcançando os objetivos desejados, ou no caso de mudanças na vida financeira do cliente, como, por exemplo, diminuição dos lucros ou necessidade de aumentar os gastos em alguma área específica.

Quanto ganha um planejador financeiro? O salário de um planejador financeiro é bem variável a depender de diversos fatores, como, por exemplo, para quem ele presta os seus serviços e quais são as suas certificações e diplomas. Contudo, no Brasil, um planejador financeiro costuma iniciar ganhando um pouco mais de 2 mil reais e alguns chegam a ganhar mais de 8 mil reais, sendo cerca de 6 mil o salário médio da profissão.

Como ser um planejador financeiro? Não existe nenhuma graduação ou certificação que seja obrigatória para uma pessoa se tornar um planejador financeiro, entretanto, alguns certificados e diplomas são ideias para oferecer ao profissional mais e melhores oportunidades na área. Alguns dos certificados mais simples que esses profissionais podem buscar são as certificações CPA-10 e CPA-20. Outro fator que vale a pena ser considerado é que a graduação mais comum entre os profissionais da área são a economia e ciências econômicas.

Entretanto, para se destacar dentro do mercado, é ideal que o profissional possua o certificado CFP (Certified Financial Planner), pois é de extrema relevância e autoridade neste ramo. Como obter o certificado CFP? No tópico anterior passado falamos sobre a importância, mesmo que não obrigatória do CFP (Certified Financial Planner). Agora, veremos os assuntos abordados na certificação, além dos requisitos necessários para obtê-la.

Começando pelos requisitos para realizar a prova, eles são 2: Comprovar ensino superior e comprovar experiência profissional de atendimento ao cliente por no mínimo 5 anos. Agora, quanto aos temas abordados na prova, são eles:

  • Planejamento financeiro e Ética;

  • Planejamento Fiscal;

  • Planejamento Sucessório;

  • Gestão de Investimentos;

  • Planejamento da Aposentadoria;

  • Gestão de Riscos e Seguros.

Para realizá-la, é necessário pagar uma inscrição no valor de R$1.600,00 e obter mais de 50% de acerto em cada módulo e mais de 70% na prova completa. Além disso, também é necessário aderir ao código de conduta e ética da profissão. Onde um planejador financeiro pode trabalhar? Uma das formas que um planejador financeiro pode trabalhar é de maneira independente, conquistando seus próprios clientes. Porém, também é possível trabalhar em grupos financeiros, entidades de previdência, seguradoras, entre outras empresas e instituições financeiras. Conclusão

Agora, para resumir tudo que foi dito até aqui, dizemos que o planejador financeiro é um profissional que atua no planejamento financeiro familiar, empresarial e individual. Não é obrigatório ter certificado ou diploma para ser um, mas é essencial para se destacar e receber credibilidade. Considerando a oportunidade de bons salários, vale a pena o investimento. Por fim, queremos saber se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, caso tenha ficado, nos informe nos comentários para que possamos ajudá-lo.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page